top of page
Dr. Mario Siqueira & Dr. Roberto Martins Rua Oscar Freire, 2250 Cj.18 Térreo Pinheiros | São Paulo SP | 11 4314-8585 11 96621-3442

TRATAMENTO DA COMPRESSÃO DO
NERVO RADIAL
Mão caída, não mexe para cima
O que é e
como ocorre a compressão
do nervo radial?
O nervo radial é relacionado ao movimento de abertura (extensão) do braço, punho e dedos. No seu trajeto na direção da extremidade do membro superior, o nervo se localiza muito próximo ao osso do braço (úmero) e pode ser comprimido nessa região

Disposição anatômica do nervo radial no braço,
antebraço e mão
CAUSAS
A compressão do nervo radial acontece principalmente quando a pessoa dorme em cima do braço e, por isso, é chamada de paralisia do sábado à noite. Ela recebe esse nome porque geralmente há ingestão de álcool ou outras substâncias que provocam sono profundo reduzindo as mudanças de posições que ocorrem durante a noite, fazendo com que o nervo seja comprimido. Outra causa relativamente frequente são as fraturas do úmero.
SINTOMAS
A paralisia do sábado à noite geralmente é reversível com o tempo. O principal sintoma é a dificuldade de levantar o punho e os dedos que limita bastante o movimento da mão. Já os sintomas das lesões consequentes a fraturas (semelhantes aos da paralisia do sábado à noite) geralmente não são reversíveis.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é clínico, realizado através da história e do exame. Em alguns casos, quando não há melhora após 1 mês, a eletroneuromiografia e o exame por ultrassom são solicitados.
Como é feito
o tratamento da
compressão do nervo radial??
Na maioria dos casos de compressão do nervo radial, a recuperação espontânea ocorre em dias a semanas do início do quadro clínico.
TRATAMENTO CIRÚRGICO
As lesões consequentes às fraturas do úmero algumas vezes lesam o nervo de forma irreversível e necessitam de tratamento cirúrgico.
REABILITAÇÃO E ÓRTESE
Nesse período em que a recuperação espontânea está acontecendo ou que se está esperando pelo melhor momento para a cirurgia é importante que o paciente faça reabilitação. O uso de órteses (tala) é importante para manter o punho em posicionamento adequado. Uma tala dinâmica permite que o paciente utilize a mão no período de recuperação.
bottom of page