Dr. Mario Siqueira & Dr. Roberto Martins Rua Oscar Freire, 2250 Cj.18 Térreo Pinheiros | São Paulo SP | 11 4314-8585 11 96621-3442

TRATAMENTO DA LESÃO DO NERVO FACIAL
Paralisia facial periférica
O que é e como ocorre
a lesão do nervo facial?
O nervo facial é um nervo misto (motor e sensitivo) que se origina no interior do crânio e, após deixar a cavidade craniana, vai inervar toda a musculatura de metade da face.
.

Distribuição dos ramos do nervo facial: 1, ramo
temporal; 2, ramo zigomático; 3, ramos bucais; 4, ramo mandibular; 5, ramo cervical
CAUSAS
Paralisia facial periférica decorrente de lesões por traumatismo direto (ex. corte na face) e decorrente do tratamento cirúrgico de tumores (ex. neurinoma do acústico) geralmente tem indicação de cirurgia direta no nervo facial.
SINTOMAS
A lesão do nervo facial provoca a paralisia da hemiface inervada pelo mesmo, acarretando em incapacidade funcional e comprometimento estético importantes.
Como é feito
o tratamento da
lesão do nervo facial?
A extensão do dano nervoso determina o resultado. Estudos de condução nervosa e eletromiografia são feitos para ajudar a prever a probabilidade de recuperação.

REABILITAÇÃO
A reabilitação é importante tanto na fase em que se está aguardando uma possível recuperação funcional, como no período pós operatório.
MOMENTO OPERATÓRIO
Quando existe certeza da lesão completa do nervo, a cirurgia é feita o mais precocemente possível. Nos casos em que nervo é muito manipulado durante uma cirurgia, mas não seccionado, aguarda-se de 6 a 8 meses por uma possível recuperação espontânea, antes de indicar o tratamento cirúrgico direto.
Na nossa opinião os casos tardios, com mais de 18 meses de lesão, não devem ser submetidos à reconstrução direta do nervo. Esses casos são encaminhados para tratamento por cirurgião plástico especialista em face.
TÉCNICA CIRÚRGICA
Existem diversas técnicas para a reconstrução microcirúrgica do nervo facial. Damos preferência às transferências parciais ou completas de nervos, que dão excelentes resultados, com baixa morbidade.