top of page
Dr. Mario Siqueira & Dr. Roberto Martins Rua Oscar Freire, 2250 Cj.18 Térreo Pinheiros | São Paulo SP | 11 4314-8585 11 96621-3442

TRATAMENTO DA LESÃO DE NERVOS LINGUAIS E ALVEOLARES
Língua formigando, dormente ou paralisada depois de cirurgia de extração do siso

Observe a proximidade do nervo
lingual com o terceiro molar inferior
O que é e
como ocorre a lesão
de nervos linguais e alveolares?
Os nervos linguais e alveolares inferiores se localizam próximos às raízes dos dentes inferiores recobertos pela gengiva.
NERVO LINGUAL
CAUSAS
Procedimentos odontológicos, principalmente a retirada do terceiro molar (dente do siso), ou traumatismo na região são as principais causas de lesões desses nervos.
SINTOMAS
Os sintomas podem ocorrer pela manipulação dos nervos levando a diferente tipos de lesões, sendo a mais grave a secção completa do nervo. Apesar da anestesia que é realizada para manipulação do dente, o paciente pode sentir dor significativa, algumas vezes em choque, no momento do procedimento. Essa dor persiste associada à parestesias (sensações subjetivas – sentidas pelo paciente – como formigamento, dormência, queimação). A falta de sensibilidade na região ao redor dos dentes e na metade da língua pode ocorrer.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é clínico, realizado através da história e do exame físico. Muitas vezes a lesão pode ser demonstrada pela ressonância magnética, mas a realização do exame exige preparo técnico específico.
Como é feito
o tratamento da lesão dos
nervos linguais e alveolares??
O mais frequente é que os sintomas se resolvam em dias a semanas, dependendo do grau de manipulação e gravidade da lesão. O paciente deve ser avaliado pelo odontologista para descartar que haja algum fator que esteja mantendo o processo de lesão como hematoma e espículas ósseas.
TRATAMENTO CLÍNICO
Descartadas causas que exijam procedimentos de urgência, o tratamento inicial é clínico através do uso de medicamentos direcionados ao alívio dos sintomas neurológicos.
TRATAMENTO CIRÚRGICO
Em casos muito particulares em que não houve melhora, após o período de observação ou no caso de se definir que houve secção completa do nervo, a cirurgia é indicada com o objetivo de se reconstruir o nervo.
bottom of page