top of page
Leitura no pátio

LESÃO DE NERVOS INGUINAIS 

O que é e

como ocorre lesão

dos nervos inguinais (Dor inguinal crônica)?

Os nervos ilioinguinal (NII), iliohipogástrico (NIH), genitofemoral (NGF) e cutâneo lateral da coxa (CLC) podem ser lesados, isoladamente ou em conjunto.

Lesão dos Nervos Inguinais.jpg
LESÕES DE NERVOS INGUINAIS

Demonstração do posicionamento dos quatro
nervos relacionados à dor inguinal

CAUSAS

Esse tipo de problema pode ocorrer em 15 a 30%  dos casos após cirurgias abdominais baixas (como apendicectomia e correção de hérnia inguinal). A lesão pode ocorrer durante o procedimento cirúrgico ou em consequência a reação tecidual (cicatrização) após a cirurgia. Essas lesões ocorrem mais frequentemente no tratamento cirúrgico de hérnias inguinais, aberto ou endoscópico.

SINTOMAS

O paciente refere dor ou desconforto crônicos (duração maior que 3 meses) de intensidade significativa na região da virilha.

DIAGNÓSTICO

A história relatada pelo paciente, com detalhes da dor, geralmente permite o diagnóstico. O paciente pode apresentar dor inguinal, que é desencadeada pelo caminhar, rodar o quadril, inclinar o corpo para trás e pode ser aliviada quando o paciente se deita ou inclina o corpo para frente. A dor pode ser reproduzida quando se bate levemente com os dedos na região próxima à espinha ilíaca ântero-superior (osso proeminente no quadril). Devido à superposição de áreas de inervação, nem sempre é possível a precisa identificação do nervo comprometido e bloqueios anestésicos podem auxiliar nessa diferenciação. Ultrassom e ressonância magnética podem identificar fibrose excessiva ou problemas com implantes (telas), além de afastar outros tipos de lesões.                                                                                                                

Como é feito

o tratamento da lesão

dos nervos inguinais (Dor inguinal crônica)?

 

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo dos sintomas e da sua intensidade.

TRATAMENTO CLÍNICO

Nessa primeira opção de tratamento são utilizados analgésicos, anticonvulsivantes, antiinflamatórios não-hormonais e antidepressivos tricíclicos. Bloqueios anestésicos dos nervos (infiltração) podem provocar redução ou mesmo remissão da dor.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Quando não há melhora com o tratamento clínico, o tratamento cirúrgico passa a ser indicado e consiste na ressecção do segmento lesado de um ou mais nervos. Devido a esse fato há perda da sensibilidade no território do nervo.

Massagem no pescoço para acupressão

LESÃO DE NERVO ACESSÓRIO

LESÃO DE NERVO ACESSÓRIO

O que é e

como ocorre 

lesão de nervo acessório?

O nervo acessório é localizado na porção posterior e lateral do pescoço e inerva os músculos esternocleidomastoide e trapézio, este último de grande importância na elevação do ombro.

Lesão do Nervo acessório.jpg

CAUSAS

O nervo pode ser lesado principalmente nas cirurgias da região do pescoço incluindo biópsias de gânglios cervicais.

SINTOMAS

O principal sintoma é dificuldade para levantar o ombro no lado lesado devido à paralisia do músculo trapézio. No exame, o ombro do lado comprometido fica mais baixo que o do outro lado e é frequente a assimetria dos músculos comparando os dois lados da região posterior do ombro devido à atrofia do músculo trapézio. A dor também é um sintoma frequente devido à alteração da dinâmica de movimento dos músculos do ombro.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é realizado pelo médico durante a avaliação na consulta através da história e do exame físico. Outros exames (geralmente eletroneuromiografia e ultrassonografia) podem ser necessários para avaliar a gravidade da lesão e a anatomia da região. Devido à fibrose (cicatriz) que ocorre no local e pelo fato do nervo ser fino algumas vezes é difícil determinar se há lesão completa (secção) do nervo através da ultrassonografia e, nesses casos, a cirurgia é realizada com o objetivo de identificar e tratar a lesão.

Como é feito

o tratamento da lesão

do nervo acessório??

 

Uma vez definido que a lesão é grave e irreversível, o tratamento é cirúrgico.

MOMENTO OPERATÓRIO 

 

A cirurgia deve ser realizada idealmente até 3 a 4 meses da lesão.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

O cirurgião avalia as condições do nervo no momento da cirurgia e define se é necessária a reconstrução do nervo seccionado, geralmente realizada através da união das extremidades do nervo com enxertos de nervos retirados do próprio paciente.

WhatsApp-icone-3.
clinica nervus dr mario siqueira.jpg

DR. MÁRIO G. SIQUEIRA
Médico Neurocirurgião (Nervos Periféricos)
CRM 56.451

Médico Neurocirurgião da Clínica Nervus

Coordenador do Grupo de Cirurgia de Nervos Periféricos da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

VV_NERVUS_Trio-03_banner_web.jpg

QUEM SOMOS

FORMAÇÃO MÉDICA DO DR. MÁRIO:

  • Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense – 1965-1970

  • Residência Médica no Serviço de Neurocirurgia do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (Prof. Paulo Niemeyer) – 1971-1972

  • Estágio de Aperfeiçoamento (Neurocirurgia Geral) no Departamento de Neurocirurgia do Maida Vale Hospital da Universidade de Londres (Prof. Valentine Logue) – Londres, 1973

  • Título de Especialista em Neurocirurgia conferido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia em 1978

  • Estágio de Aperfeiçoamento (Nervos Periféricos) no Departamento de Neurocirurgia da Louisiana State University (Prof. David Kline) – Nova Orleans, 1982

  • Doutorado em Medicina, área de concentração Neurocirurgia, na Faculdade de Medicina da USP – concluído em 2000

VV_NERVUS_DrRoberto-01_web.jpg

DR. ROBERTO S. MARTINS

Médico Neurocirurgião (Nervos Periféricos)

CRM 72.642 

Médico Neurocirurgião da Clínica Nervus

Prof. Livre-Docente da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Médico-Assistente do Grupo de Cirurgia de Nervos Periféricos da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

FORMAÇÃO MÉDICA DO DR. ROBERTO:

  • Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 1986-1991.

  • Residência Médica na Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

  • Título de Especialista em Neurocirurgia conferido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia em 1997

  • Doutorado em Medicina, área de concentração Neurologia, na Faculdade de Medicina da USP – concluído em 2004

  • Livre-Docência pela Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP- 2013

clinica nervus sao paulo.jpg
clinica nervus neurocirurgia.jpg
clinica nervus nervos perifericos.jpg
Logo Nervus branco_pingo amarelo.
  • Clinica Nervus Neurocirurgia Instagram
  • Facebook clinica Nervus
  • Clínica Nervus Neurocirurgia You Tube

Clínica Nervus | Cirurgia de Nervos Periféricos

R. Oscar Freire, 2250 Cj.18  Térreo

Pinheiros | São Paulo SP   05409-011
11 4314-8585       11 96621-3442

Atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h

 

INFORME-SE SOBRE CONSULTA POR TELEMEDICINA

A telemedicina pode ser uma opção quando o atendimento presencial não é possível, aproximando distâncias e permitindo diagnóstico e tratamentos precoces. A Clínica Nervus oferece a praticidade da teleconsulta, permitindo o acesso a especialistas reconhecidos no diagnóstico e tratamento das doenças cirúrgicas de nervos periféricos. Em alguns casos, no entanto, essa avaliação inicial deve ser complementada com a consulta presencial, pois algumas informações que o médico obtém ao examinar o paciente podem ser de grande importância para o diagnóstico e tratamento do seu caso.

Whatsapp branco.
WhatsApp-icone-3.

O objetivo deste site é fornecer informações gerais sobre as principais doenças cirúrgicas de nervos periféricos, por vezes adaptando a linguagem científica para facilitar a compreensão do usuário. Todos os textos são de caráter informativo, não tendo a pretensão de ser completos e não devendo ser utilizados como referência científica. Lembre-se de que não deve ser tomada conduta definitiva sobre o seu caso com base nas informações aqui apresentadas, pois esta é a função do seu médico, profissional qualificado com quem você deverá discutir seus sintomas e suas alternativas de tratamento. Leia aqui os Termos de Uso completos e a Política de Privacidade.

Desenvolvido por Consutti para Clínica Nervus   - Resp. Técn.: Dr. Mario G. Siqueira CRM 56.451

bottom of page