Dr. Mario Siqueira & Dr. Roberto Martins Rua Oscar Freire, 2250 Cj.18 Térreo Pinheiros | São Paulo SP | 11 4314-8585 11 96621-3442

TRATAMENTO DO NEUROMA
DE MORTON
O que é e
como ocorre o
neuroma de Morton??
O neuroma de Morton é uma dilatação (alargamento) benigna de um nervo plantar (nervo da região da planta do pé chamado interdigital), que ocorre com maior frequência entre o terceiro e quarto ossos dos metatarso (a parte anterior do pé, atrás dos dedos).

CAUSAS
A causa mais provável é a compressão entre dois ossos do metatarso e/ou sob o ligamento metatarsal transverso, ligamento que conecta dois destes ossos. Esse problema é muito mais frequente em mulheres devido à utilização de sapatos apertados na parte da frente e de saltos altos, o que facilita a compressão.
SINTOMAS
Dor e dormência (na região mencionada) quando o pé é apoiado no chão são queixas frequentes. A compressão direta entre os dois metatarsos na região afetada desencadeiam ou intensificam os sintomas. Repouso e a retirada do sapato em geral aliviam os sintomas.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito através da história e do exame médico. A ultrassonografia e a ressonância magnética demonstram o espessamento do nervo no espaço interdigital (entre os dedos), geralmente ao nível do ligamento intermetatarsal. Em casos duvidosos (neuromas muito pequenos), o bloqueio anestésico do nervo (infiltração) pode confirmar o diagnóstico.
Como é feito
o tratamento do
neuroma de Morton??
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico dependendo da intensidade dos sintomas.
TRATAMENTO CLÍNICO
O uso de palmilhas para apoio do arco do pé e suporte plástico sob os dois ossos metatársicos afetados podem aliviar os sintomas. As infiltrações ou bloqueios com injeção de corticoide também aliviam a inflamação. Muitos pacientes apresentam uma boa evolução com o tratamento clínico.
TRATAMENTO CIRÚRGICO