top of page
Hands

TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL
DO CARPO

O que é e como ocorre

síndrome do

túnel do carpo?

No início da mão existe um túnel formado por ossos e por uma estrutura fibrosa (ligamento transverso do carpo) que é denominado de túnel do carpo. No seu interior passam o nervo mediano e diversos tendões de músculos.

Sindrome do Tunel do Carpo.jpg

CAUSAS

A síndrome do túnel do carpo (STC), mais comum em mulheres de meia idade, ocorre quando o ligamento se hipertrofia (engrossa) ou os tendões ficam inflamados, reduzindo o espaço dentro do túnel, podendo levar a uma compressão do nervo mediano. A STC é a síndrome compressiva de nervos mais comum e pode estar associada à retenção de líquidos no organismo, tal como ocorre na gestação, artrite reumatóide e outras condições. Por vezes a causa não é identificada.

SINTOMAS

Os sintomas da STC geralmente são dormência ou formigamento no polegar, no indicador e no dedo médio, que piora durante à noite. A dor é de aparecimento mais tardio e por vezes é referida além da mão, também no antebraço e até mesmo no braço e ombro. Com frequência os pacientes são acordados pelos sintomas, que são tipicamente aliviados colocando a mão para baixo e sacudindo-a. Com a piora da doença pode surgir dificuldade para manipular pequenos objetos, fraqueza na mão e sensação de inchaço nos dedos. 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito principalmente pelo exame do médico, mas em alguns casos pode ser necessária a confirmação pela eletroneuromiografia e por exames de imagem (ex. ultrassom, ressonância magnética).

Como é feito
o tratamento da síndrome
do túnel do carpo?


O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo do quadro apresentado pelo paciente.

TRATAMENTO CLÍNICO

O tratamento inicial geralmente é clínico e começa com a tentativa de evitar as atividades que provocam ou agravam os sintomas, com reabilitação para soltar os tendões inflamados, utilização de tala para imobilizar o punho e aliviar a pressão sobre o nervo e repouso da mão e punho por períodos durante o dia. Antiinflamatórios não-hormonais e analgésicos podem colaborar no controle da dor e da inflamação.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Quando o tratamento clínico não é efetivo, a cirurgia torna-se uma opção. Nela, geralmente sob anestesia local, o cirurgião corta o ligamento na base da mão (ligamento transverso do carpo), o que alivia a pressão sobre o nervo. Quando a STC é bilateral, o que é relativamente frequente, a cirurgia é feita primeiro no lado que mais incomoda e duas semanas depois, no outro lado. Uma opção ao tratamento cirúrgico convencional é a utilização da técnica endoscópica que, através de uma ou duas pequenas incisões, permite posicionar uma câmara e um instrumento de corte para seccionar o ligamento. Os resultados a longo prazo das duas técnicas são semelhantes, mas com a técnica endoscópica os pacientes referem menor desconforto pós-operatório e são capazes de retornar ao trabalho mais rapidamente. Contudo, o risco de lesão do nervo mediano é maior com essa técnica.

RESULTADOS

O resultado da cirurgia geralmente é bom, independente da técnica utilizada. A dor desaparece quase imediatamente e o formigamento também melhora de forma significativa. Nos casos em que os sintomas existem há muito tempo a dormência pode demorar semanas para diminuir. A perda da massa muscular (atrofia) nos casos crônicos, geralmente é mais difícil de recuperar.

WhatsApp-icone-3.
clinica nervus dr mario siqueira.jpg

DR. MÁRIO G. SIQUEIRA
Médico Neurocirurgião (Nervos Periféricos)
CRM 56.451

Médico Neurocirurgião da Clínica Nervus

Coordenador do Grupo de Cirurgia de Nervos Periféricos da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

VV_NERVUS_Trio-03_banner_web.jpg

QUEM SOMOS

FORMAÇÃO MÉDICA DO DR. MÁRIO:

  • Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense – 1965-1970

  • Residência Médica no Serviço de Neurocirurgia do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (Prof. Paulo Niemeyer) – 1971-1972

  • Estágio de Aperfeiçoamento (Neurocirurgia Geral) no Departamento de Neurocirurgia do Maida Vale Hospital da Universidade de Londres (Prof. Valentine Logue) – Londres, 1973

  • Título de Especialista em Neurocirurgia conferido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia em 1978

  • Estágio de Aperfeiçoamento (Nervos Periféricos) no Departamento de Neurocirurgia da Louisiana State University (Prof. David Kline) – Nova Orleans, 1982

  • Doutorado em Medicina, área de concentração Neurocirurgia, na Faculdade de Medicina da USP – concluído em 2000

VV_NERVUS_DrRoberto-01_web.jpg

DR. ROBERTO S. MARTINS

Médico Neurocirurgião (Nervos Periféricos)

CRM 72.642 

Médico Neurocirurgião da Clínica Nervus

Prof. Livre-Docente da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Médico-Assistente do Grupo de Cirurgia de Nervos Periféricos da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

FORMAÇÃO MÉDICA DO DR. ROBERTO:

  • Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 1986-1991.

  • Residência Médica na Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

  • Título de Especialista em Neurocirurgia conferido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia em 1997

  • Doutorado em Medicina, área de concentração Neurologia, na Faculdade de Medicina da USP – concluído em 2004

  • Livre-Docência pela Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP- 2013

clinica nervus sao paulo.jpg
clinica nervus neurocirurgia.jpg
clinica nervus nervos perifericos.jpg
Logo Nervus branco_pingo amarelo.
  • Clinica Nervus Neurocirurgia Instagram
  • Facebook clinica Nervus
  • Clínica Nervus Neurocirurgia You Tube

Clínica Nervus | Cirurgia de Nervos Periféricos

R. Oscar Freire, 2250 Cj.18  Térreo

Pinheiros | São Paulo SP   05409-011
11 4314-8585       11 96621-3442

Atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h

 

INFORME-SE SOBRE CONSULTA POR TELEMEDICINA

A telemedicina pode ser uma opção quando o atendimento presencial não é possível, aproximando distâncias e permitindo diagnóstico e tratamentos precoces. A Clínica Nervus oferece a praticidade da teleconsulta, permitindo o acesso a especialistas reconhecidos no diagnóstico e tratamento das doenças cirúrgicas de nervos periféricos. Em alguns casos, no entanto, essa avaliação inicial deve ser complementada com a consulta presencial, pois algumas informações que o médico obtém ao examinar o paciente podem ser de grande importância para o diagnóstico e tratamento do seu caso.

Whatsapp branco.
WhatsApp-icone-3.

O objetivo deste site é fornecer informações gerais sobre as principais doenças cirúrgicas de nervos periféricos, por vezes adaptando a linguagem científica para facilitar a compreensão do usuário. Todos os textos são de caráter informativo, não tendo a pretensão de ser completos e não devendo ser utilizados como referência científica. Lembre-se de que não deve ser tomada conduta definitiva sobre o seu caso com base nas informações aqui apresentadas, pois esta é a função do seu médico, profissional qualificado com quem você deverá discutir seus sintomas e suas alternativas de tratamento. Leia aqui os Termos de Uso completos e a Política de Privacidade.

Desenvolvido por Consutti para Clínica Nervus   - Resp. Técn.: Dr. Mario G. Siqueira CRM 56.451

bottom of page